Thursday, September 28, 2006

PCC GARANTE PRIMEIRO TURNO


“Se eu for eleito prometo reduzir o trânsito, retirarei os camelôs das ruas, a carga horária de trabalho será reduzida sem que o saldo no final de cada mês diminua! Apenas não terão este benefício os policiais, caros amigos! Estes trabalharão dobrado, zelando pela segurança de uma nação inteira, que é a função à qual são destinados! Prometo mobilizar o maior número possível de pessoas, potencializando o poder da fé entre elas, famílias não mais ficarão desunidas, crianças serão retiradas das ruas e adolescentes não passarão a noite fora de suas casas! Enquanto estiver no comando, farei com que autoridades, oposições e o próprio povo se unam em um só objetivo. Os marginais, que se encontram presos, terão os mesmos direitos de criminosos menos perigosos, e mais prevalecidos pela vida, podendo também ter celas especiais, munidas de conforto e regalias! Prometo que a imprensa perderá sua “hipócrita imparcialidade”, fazendo com que a notícia corra conforme deve ser, e não como lhes convém!
Que seja feita a justiça!”.

A que ponto chegamos...
Só mesmo o PCC para conseguir fazer tanta coisa pelo Brasil em tão pouco tempo. Em pleno ano de eleições, seria bem provável que com um discurso um tanto quanto verdadeiro como esse, diga-se de passagem, o Primeiro Comando da Capital, ganharia em disparada de qualquer concorrente.
Isso acontece porque eles são organizados, sabem se colocar em seus devidos lugares, trabalham em equipe e sabem impor respeito entre si e entre os demais. Eles têm seus ideais, não se deixam levar por qualquer “trocadinho” e, o mais importante, têm garra para lutar até o fim.
Será preciso tocar tão fundo na ferida para percebermos que algo errado está acontecendo?
Se o restante da população – os que não fazem parte do PCC – formasse uma nova facção, partindo do mesmo princípio, mas com intenção de fazer o bem, será que tudo não seria melhor?
Viramos motivo de piada, companheiro, e a maioria parece não se aborrecer com isso.
Precisamos de alguém que nos represente de forma digna, incansável e com capacidade para acabar de vez com tamanha barbaridade.

Ora, se de dentro da prisão, o PCC consegue mudar a rotina de alguns Estados e contrariar a do restante, imaginem o que fariam pelo país se chegassem ao Congresso!!

Afinal, bandido por bandido, por que não ficar com aquele que reconhece o que é, sabe o que faz e não tem medo das conseqüências certamente sofridas?

por JULIANA NUNES

0 comments

PREPARE SEU SACO, OS OVOS E OS TOMATES. O SHOW VAI COMEÇAR...


A MTV Brasil abandonou o seu estigma de “canal cordeirinho”, no dizer de Mauro Dahmer, para adotar “uma irreverência anarquista” durante o processo eleitoral. Nas últimas semanas A MTV está levando ao ar uma série de spots nos intervalos da programação denominados “Prepare o seu saco, os ovos e os tomates” manifestando um explícito repúdio à campanha eleitoral e aos partidos políticos tradicionais. A campanha provocou reações de partidos e autoridades, inclusive uma nota pública do Conselho Nacional da Juventude, ligado à Presidência da República. O Conselho estranha os termos dos spots e condena a posição a priori da MTV contra o voto “sem indagar qual é a predisposição de jovens para votar e participar”. Para os críticos, a campanha estimula o voto nulo e aliena o jovem da política. A campanha da MTV Brasil revela uma antipatia em relação aos políticos atuais, mostra uma forte rejeição ao oportunismo, à mesmice e baixaria que marcaram a vida política brasileira nos últimos anos. A frustração é maior porque nas últimas eleições os jovens ajudaram a eleger os partidos que estão no governo e que não diferenciaram suas práticas políticas de outros partidos identificados com a política clientelista anterior. Para onde foram os radicais? Segundo Mauro Dahmer, houve uma discussão interna na MTV Brasil sobre como motivar a audiência jovem do canal e estimular a audiência “sem ser banana”. De acordo com ele, há uma radicalidade natural no jovem, “mas onde ela se escondeu?”. O objetivo da campanha, de acordo com ele, não é o voto nulo, mas “fazer as pessoas se indignarem mais e estimular o debate”. Há, de acordo com Mauro, um espaço tênue, na mente do jovem que é preciso tocar, mas com muito cuidado. Por isso a MTV Brasil quis levar ao ar uma visão diferente e criativa, com muita liberdade e renovação na linguagem – como sempre – questionando o valor e a razão do voto. Para ele, essa é uma atitude política porque incomoda e traz um corte radical, estimulando o debate: “jogar ovos e tomates nesta situação em que nos metemos”. (http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/)

por JULIANA NUNES
0 comments

Wednesday, September 20, 2006

EU QUERIA TER UMA BOMBA



Meu mundo que você não vê, meu sonho que você não crê...

por FERNANDA MENDONÇA

0 comments

Sunday, September 17, 2006

PÉ DE CACHIMBO???

A Ju, eu, e aposto que mais um monte de gente da nossa idade que ouvia, quando criança, aquela expressão "Hoje é domingo, pede cachimbo", achava que se tratava de um "pé de cachimbo". Eu, pra piorar, sempre achei que cachimbo era com xis, já que Caximbo é o apelido do meu tio, que ele incorporou desde criança e hoje pouca gente sabe qual o nome verdadeiro dele.
O fato é que a gente passa anos entendendo algumas coisas de modo errado, e quando descobre o certo, parece que perde a graça.
Pensando nisso, O Alexandre Inagaki criou um blog, usando a expressão "virunduns", que se referia a quem entendia "Virundum Ipiranga às margens plácidas". O blog já não existe mais, mas dá pra conferir algumas pérolas no site: http://www.gardenal.org/inagaki/2005/12/virunduns_reloaded.html
Vale a pena entrar e ver se você também não entendia errado algumas músicas...como "você, que é MAL PASSADO e que não vê que o novo sempre vem"...
por FERNANDA MENDONÇA
1 comments

Friday, September 15, 2006

BASEADO EM FATOS REAIS


A Sindourela
(Juliana Nunes)

Era uma vez, uma linda donzela, que de donzela nem mais o nome, conhecida por Sindourela. A bela moçoila, tinha os olhos verdes como um abacate, pele clara como o leite e de uma textura aveludada como um pêssego. Dava até vontade de comer.
Sindourela era boa, e muito boa, segundo as vistas dos machões da vizinhança. Caridosa que só ela. Era só pedir que já estava lá, doando toda sua bondade e pureza – na verdade, a pureza doou apenas uma vez.
A doce e safada Sindourela, vivia num barraco próximo à floresta principal da cidade, conhecida também como favela, juntamente com uma tia, que era irmã de criação de sua madrasta e mais duas primas, funckeiras. Todas três tiradas da prostituição nas ruas, por um bom moço cafetão, para finalmente terem um lar aconchegante e bonito, onde poderiam comer, dar de comer, beber e se divertir bastante. Até que a polícia descobriu naquele lugar, mulheres adultas e crianças em atos ilícitos, vendendo seus corpos para homens sem-vergonhas. Infelizmente o bom moço, coitadinho, acabou morrendo numa troca de tiros com “os home”.
As moças então, foram obrigadas a se virarem sozinhas.
Certa vez, encontraram Sindourela fugindo dos “truta”. Se reconheceram, e foi então que começou a parceria. Sindourela na época, era a “manda-chuva”, naquelas regiões da favela. Porém um dia, se viu presa numa das bocas do beco, onde “uns maluco” ameaçavam-na de morte se ela não pagasse “as dívida, ta ligado?”. Era muita “treta”, digo, muita confusão para o lado da Sindourela, que estava envolvida até o pescoço com os traficantes da área e sua batata estava realmente assando.
Contou sua história para as parentas, que, com muita pena da pobre moça, que já estava ferrada mesmo, resolveram ajudá-la, entrando num acordo: Sindourela descolaria um barraco pras três morarem, e como recompensa, elas esconderiam-na de todo e qualquer vagabundo.
Aceitando a proposta, as quatro senhoritas viveram bem até a segunda semana. Foi então que os desentendimentos começaram.
- Vem lavar esse banheiro sua porca nojenta! Tem cabelo no ralo!
- E esse cabelo é só meu, por acaso? Desde quando tenho um cabelo louro oxigenado desse jeito?!
- Não deixa essa calcinha no meu colchão!
- Cadê meu esmalte vermelho??
Sindourela que estava acostumada com frescuras apenas na hora do polimento de sua AR-15, achou que enlouqueceria convivendo com tanta biscate ao mesmo tempo e resolveu fugir, sem dizer para onde ia, na calada da noite.
Seu plano era perfeito, mataria o dono da boca, pegaria uma boa grana e partiria direto para o México, onde faria a travessia para os EUA. As “passagens” já estavam reservadas, e ela não poderia perder o último circular para o aeroporto, que passava nas proximidades por volta da meia-noite. Sindourela, tinha o grande sonho de, depois que a poeira baixasse, voltar para o Brasil disfarçada de Débora Secco – ela realmente era muito fã da atriz.
Tudo pronto. E o resultado....magnífico! O filho da mãe estava morto e não sobrara nenhum trocado pros “fim de carrera”.
Sindourela desceu o morro com o maior cuidado para não ser notada, quando de repente ouve o despertador de um trabalhador que faz o turno da madrugada numa fábrica da zona sul da cidade, dar o aviso: era meia-noite.
Sindourela sem pensar duas vezes, saiu correndo pela escadaria do morro, viu o circular virando a esquina, e correu, correu, correu como nunca. O salto de seu Scarpan (Maldito! Comprado num Brechó), quebrou. E Sindourela rolou escada abaixo, como nunca havia rolado.
Além de ter quebrado a perna direita, Sindourela teve traumatismo craniano, e encontra-se internada até hoje em algum hospital, sabe Deus onde, sendo atendida, sabe Deus como, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As parentas biscatinhas, venderam o barraco e voltaram para rua.
E os sapatos? Ninguém nunca os encontrou.

FIM
por JULIANA NUNES
2 comments

Wednesday, September 13, 2006

FAXINA = TERAPIA?


Quando você faz faxina em casa você sente também que organizou e limpou as coisas dentro de você? Eu sempre me sinto assim. Com os sacos de lixo vão-se também as neuras, as raivas, as angústias, as palavras entaladas na garganta. É como se organizar a casa ajudasse também a colocar as idéias e os sentimentos em ordem. Será que uma coisa tem mesmo relação com a outra? Se tiver, então tá explicado porque de repente a bagunça volta, e você não faz idéia do porquê de ter guardado tanta quinquilharia nas gavetas, daquele papelzinho inútil continuar ali e de você nunca jogar fora aquele papel do estacionamento que está dentro da sua bolsa há séculos: é alguma coisa do lado de dentro, que tá precisando de uma boa arrumação.
por FERNANDA MENDONÇA
0 comments

PROIBIDO PARA MENORES DE 18 (O Desabafo)


O Jogo da Vida
A vida anda complicada pra você? Acha que ela está sendo injusta, que as coisas só dão errado pra você? Que ninguém é bom ou ruim o bastante para competir com você? Futilidades são imprescindíveis pra você? Quem é adulto, você?
Pois bem, vamos imaginar então, como ainda sendo crianças...
Faça de conta que sua vida é um jogo de tabuleiro.
Leia as regras com atenção:
Regra número 1: Você deve entrar no jogo, apenas se tiver o interesse de terminá-lo. Ninguém procura parceiros sem motivação, sem ânimo para impulsionar a partida.
Regra número 2: Escolha seus adversários com sensatez. Pessoas que tentam te derrubar ou que acham que sabem demais, acabam se distraindo muito fácil ou perdendo tempo com o desnecessário. O jogo torna-se superficial, previsível e monótono.
Regra número 3: Caminhe atentamente conforme lhe é solicitado. Não se precipite em andar o maior número de casas num curto espaço de tempo. Você pode se perder, e se ninguém estiver observando, o jogo pode acabar pra todo mundo.
Regra número 4: Se precisar voltar para trás, volte. Faz parte do jogo. Aprenda a conviver com decepções.
Regra número 5: Desistir só porque está perdendo? Isso é coisa de criança mimada.
Regra número 6: Ajude sempre que possível. Sua pedra pode rolar do tabuleiro a qualquer momento, para o outro lado da mesa e ninguém mais alcançará, além de seu adversário.
É tão difícil assim? Por que você não consegue? Aprenda a jogar como deve ser!
Ninguém mais está disposto a ouvir suas manhas e fingir que está tudo bem. Você gosta de ser "café-com-leite"? Gosta de ser o último escolhido na Educação Física? Todos são convidados para o bailinho com dança da vassoura, menos você...
Por que só você não entende?
Vamos lá...admita, o desafio é fácil! As regras são simples. Até uma criança de 6 anos entende isso.
Você não tem mais 6 anos de idade meu caro.
Pensar ou agir como uma criança, não vai além de amenizar seus sofrimentos e preocupações. Só mesmo sendo um adulto para conseguir descobrir o segredo para derrubar o peso da responsabilidade e assim terminar o incansável Jogo da Vida.
por JULIANA NUNES
1 comments

Sunday, September 10, 2006

JORDANA, A PEQUENA GRANDE MENINA





Não é porque eu sou tia, mas ela é a menina mais linda que eu conheço. Além disso é inteligente, obediente, gosta de ler, escrever, de falar difícil e de surpeender os outros com seus comentários. Ela vai fazer 9 anos, mas tem alma de adulto, e deixa muita gente no chinelo.
Parabéns, minha sombrinha rosa!!!!

por FERNANDA MENDONÇA
0 comments

Saturday, September 09, 2006

E NÃO É QUE SAIU!


No último semestre de 2005, eu e mais duas amigas da facul (Char e Dani) tínhamos uma missão: produzir um video clipe com uma banda de Londrina, como trabalho para a matéria de Linguagem de Som e Imagem, ministrada na época pelo professor, e também jornalista e cineasta Caio Cesaro. Escolhemos, dentre várias, a banda G.A.F.
A empolgação foi tanta, as parcerias incontáveis.
A idéia era fazer num estilo de época, com os personagens vestidos à carater, as imagens em preto e branco e o cenário, é claro, não poderia ser outro senão o Museu Histórico de Londrina, com aquele "pedaço" de Maria Fumaça que ainda existe por lá.
O trabalho foi um tanto quanto exaustivo, conseguimos patrocínio para as roupas e acessórios e gastamos um bom dinheiro no investimento. Foram dois dias de produção. Mais uma vez lembrando (e agradecendo) as parcerias, pois sem elas (amigos!!) não teríamos conseguido. Tudo que tinha que dar errado deu num dia só. Chuva, filmadoras que não funcionavam, pessoas que deviam estar lá e não apareceram, multa em blitz, muitas discussões e desentendimentos. Finalmente terminaram as gravações e adivinhem só... não conseguimos editar o clipe e ver nosso trabalho finalizado. Decepção geral.
Porém, os meninos da banda gostaram tanto das imagens que acabaram compondo outra música se baseando nas imagens que havíamos feito e levaram, por conta, numa produtora que editou tudo. E mais uma vez a parceria estava lá.
E não é que saiu!
A banda lançou um CD recentemente, contendo o nosso clipe!!
Apesar do amadorismo, ficou ótimo. Estávamos presentes no dia do lançamento e nos divertimos bastante. Foi um orgulho só!
Aí estão algumas imagens do segundo dia de filmagens. Não tem fotos de todos, mas gostaria de dizer que lembro muito bem de todos que colaboraram para que víssemos pronto esse trabalho que foi como um filho pra nós.
Valeu Sapão, Rafa, Chico, André e Dj! Sucesso pra vocês, e espero reencontrá-los em breve em novas produções....hehe
Obs.: Alguém saberia me dizer o porquê da Manu (vestida de rosa com um chapéu roxo) estar em quase todas as fotos?
por JULIANA NUNES
0 comments

Friday, September 08, 2006

FECHADO PARA BALANÇO


Favor não batucar nas mesas
Não conversar muito alto
Não colocar nada pra tocar
Não beber em excesso
Não rir de qualquer coisa
Não é permitido fumar
Pede-se não puxar papo
Nem encostar no balcão
Não servimos fiado.
Por favor, não insista.
Obrigado
por FERNANDA MENDONÇA
0 comments

PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA?


"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina.
O verdadeiro ciclo da vida deveria ser de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante, faz festas e se prepara pra faculdade.
Você vai pro colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando...E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?"
(Charles Chaplin)
por JULIANA NUNES
0 comments

ANALISANDO CHICO


Não tenho palavras para explicar o tamanho da minha admiração por Chico Buarque de Holanda. Acho que o "tudo" resolveria essa complicação.
Como pode, um homem, um homem como tantos outros, conseguir expressar tão bem as coisas simples da vida, do nosso cotidiano, do amor e, principalmente dos sentimentos de uma mulher? Pra mim, o Chico é o cara!
Quem dera todos os homens pensassem, pelo menos metade, como pensa o Chico...
(não generalizando)
A letra que segue, não precisa de maiores explicações, acredito que resume bem o que quero dizer. As mulheres, com certeza concordarão comigo, e os homens...bem, os homens apenas analisem o Chico.

O Meu Amor

"O meu amor tem um jeito manso que é só seu
E que me deixa louca quando me beija a boca
A minha pele inteira fica arrepiada
E me beija com calma e fundo até minh`alma se sentir beijada, ai
O meu amor tem um jeito manso que é só seu
Que rouba os meus sentidos, viola os meus ouvidos
Com tantos segredos lindos e indecentes
Depois brinca comigo, ri do meu umbigo e me crava os dentes, ai
Eu sou sua menina, viu? E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha do bem que ele me faz
O meu amor tem um jeito manso que é só seu
De me deixar maluca qunado me roça a nuca
E quase me machuca coma barba mal feita
E de pousar as coxas entre as minhas coxas
Quando ele se deita, ai
O meu amor tem um jeito manso que é só seu
De me fazer rodeios, de me beijar os seios
Me beijar o ventre e me deixar em brasa
Desfruta do meu corpo como se o meu corpo fosse a sua casa, ai
Eu sou sua menina, viu? E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha do bem que ele me faz".

por JULIANA NUNES
0 comments

Wednesday, September 06, 2006

ALGUÉM ME DIZ

Como é que se lava uma pia de louças nesse frio?
(Sem sugerir uma torneira elétrica por favor, pois não "poçuo" item tão sofisticado)
por FERNANDA MENDONÇA
0 comments

ÁLBUM DE FAMÍLIA - PÁGINA 1



por JULIANA NUNES
0 comments

OZZIE, THE DOG


O nome dele já foi motivo de várias discussões. Ele já teve três nomes diferentes. Ele já chorou de noite, já arranhou a porta. Já dormiu embaixo da cama, já comeu um mosquito. Já destruiu três tapetes e adora morder chinelos e afins. Ele ronca à noite, espirra e tosse de vez em quando. Sim, ele enxerga bem, apesar de não parecer. Ele dorme com travesseiro e tem uma casa portátil. Seu brinquedo preferido é um osso de plástico com cara de palhaço. Ele senta e dá beijo, quando a gente pede. Ele faz xixi na porta quando é contrariado, e gosta de dormir no banheiro. Ele é amoroso, e muito, mas muito mimado. Também, não é a coisa mais linda do mundo?
por FERNANDA MENDONÇA
0 comments

VOCÊ SENTE FRIO?
















por FERNANDA MENDONÇA para FOTINHAS
0 comments

BOBAGEM POUCA É BESTEIRA


Só pra descontrair.
Encontrei um site de tirinhas, quadrinhos e cartuns(www.tirinhas.com.br) onde um dos criadores, Allan Sieber, comenta sobre a falta de respeito por parte de alguns "comentaristas" de Blogs.
Ô povinho sem graça viu! O nosso ainda não tem muito comentário. Mas se for pra começar com palhaçada, melhor que nem tenha então.
Dêem uma olhada no que diz Sieber. (e eu assino em baixo)

"Tudo o que é ruim dura pouco, exceto os reality shows.

Decidi cortar a sessão de comentários.
Ultimamente esse "espaço" vinha sendo usado por pré-adolescentes possivelmente com problemas em casa e na escola e era um tal de fulano dá a bunda pra cá e sicrano chupa a rola de lá qua não dava mais pra aguentar. Sério, esse dias estava numa reunião em uma revista e fui mostrar uma coisa no site quando um dos editores abriu uma caixa de comentários e nos deparamos com a mongoloidice de sempre. Foi levemente constrangedor.
Liberdade de expressão é o caralho, eu sou o Fidel dessa ilha. E não tenho oitenta anos.
Desculpa pessoal, principalmente a minúscula minoria que falava alguma coisa que pudesse ser aproveitada - falando bem ou falando mal dos cartuns - mas na boa, como diria o Mestre Pereio, "tem vagabundo que só se educa na cadeia"....".

por JULIANA NUNES
0 comments

AÇÚCAR OU ADOÇANTE?


Aaaahhhhh, o frio!!! Como eu adoro o frio...(exceto na hora de levantar da cama pela manhã)

Como eu adoro tomar café no frio. Ele em suas mais variadas formas e combinações. Como pode algo tão simples, mas que se torna tão sublime e, sofisticado nessas épocas?

Lembro de quando era pequena, que sonhava morar em alguma cidade bem fria, de preferência que nevasse, só para poder no fim do dia, entrar num daqueles cafés chiquérrimos, com ar sombrio, luzes baixas, vestida com cachecóis, boinas, botas e luvas e pedir um café. Simplesmente um café. Depois vinha a garçonete, muito gentil e sorridente:

- Açúcar ou adoçante?

...

E quem diria, não é que aqui, na "pequena Londres" encontrei um desses! Era tudo o que eu queria! Me senti sublime, sofisticada.

Tudo bem que aqui não estava nevando, e eu também não estava me sentindo tão chiquérrima. Voltava da faculdade, numa noite fria e chuvosa, com o cabelo todo arrepiado, meio seco, meio molhado. E o lugar também não é igual ao dos meus sonhos.

Deixe-me voltar aos sonhos...

A Fer me levou lá esses dias. Inclusive, foi nesse dia que ela me contou a história do fog e nos lembramos de Tatá du Bois...

Bom, mas é apenas um pub, que além de cafés em suas mais variadas formas e combinações, também vende cerveja e outras coisas comuns de bares; é frequentado pelos mais variados tipos, toca música legal, é bem localizado no centro de Londrina (mais precisamente na rua Belo Horizonte), e eu recomendo, com certeza. (soube que é freqüentado por muitos jornalistas também).

...

- Pois não, o que vão querer?

- Pra mim, um Capuccino gelado, por favor. (hummm...que delícia!!)

Ah, me deu vontade ué!

por JULIANA NUNES

0 comments

Tuesday, September 05, 2006

ADENDO

A GAZETA DO POVO publicou ontem uma reportagem sobre fotografia digital na qual esclarece que lambe- lambes são assim chamados porque, antigamente, era usado um tipo de filme gelatinoso, no qual se passava a língua para saber qual o lado correto de colocá-lo na máquina.

VIU? NÓS PERGUNTA E NÓS MESMO RESPONDE!!!!

Por FERNANDA MENDONÇA
0 comments

J´AI REGRET




Faz frio, muito frio na pequena Londres. E de noite tem fog. Acho chiquérrimo isso: fog. Pra quem não sabe, o fog é aquela neblina que circunda as luzes e deixa tudo com cara de Europa. Sabe como é? Então. Aliás, pelo que eu sei, Londrina chama Londrina não só pela colonização, mas também pela presença da neblina, tão semelhante ao fog de Londres.

Quando faz frio assim, eu lembro de você, Tatá du Bois. Que adorava quando esfriava para colocar um cachecol, uma luva, se vestir de vampiro e soltar fumaça pela boca. Sabe aquelas pessoas que simplesmente não pertencem ao lugar onde nasceram, não se enquadram no contexto, não combinam com o cenário de fundo? Ele é uma delas. Saudade de você, meu amigo. Mas feliz em ter a certeza de que você está onde deveria estar.

por FERNANDA MENDONÇA
1 comments

Monday, September 04, 2006

SOA TÃO FAMILIAR...



BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (Millôr Fernandes)
Era uma vez uma rainha má que tinha uma enteada que era muito boa. Ela nem reparava nisso, mas o rei cada dia reparava melhor, na medida em que a enteada ia se enteando mais e mais, um seiozinho hoje, outro seiozinho amanhã, uma coxinha ficando grossa esta semana, um olhinho brilhando mais no outro mês.
A rainha, que não via a enteada botando o corpo porque era uma desgraçada hedonista, com um superego maior do que a nossa inflação de três dígitos, possuía um espelho muito raro: ele falava. Falava, previa, informava, aconselhava. Não eram bons conselhos, nem informações sempre corretas, nem previsões confiáveis - eu creio até que o espelho era uma televisão primitiva, mas já com os mesmos defeitos - porém, a rainha acreditava; e foi por acreditar que um dia perguntou: "Diz aí batuta, tem alguém no mundo mais gostosa que a mamãe aqui?" O espelho antes de responder, contra, perguntou: "Olha lá, ô cara, é pra dizer mesmo ou você quer apenas uma uma resposta tipo puxa-saco, de espelho yes-man, modelo Brasília?" "Não, respondeu a rainha "pode dizer o que você pensa mesmo, que eu não retiro meu patrocínio, continuo mandando limpar você todo dia com Bombril", "Bom", voltou o espelho "a minha concessão é a título precário, você sabe. Mas escuta ae: tua enteada, em quem você nem repara pois está cega pela vaidade, passa o dia inteiro se refletindo em mim, tua enteada está que é uma cocadona, e eu, se não fosse espelho, trocva trÊs de você por uma dela. Aliás, o teu marido já fez a ela proposta bem melhor que essa. Toma cuidado rainha, ou você não emplaca 1655."
Imediatamente a rainha chamou um sequestrador profissional pra dar sumiço na enteada que, a essa altura, já era campeã de windsurfe, pois mesmo em dia sem vento tinha uma porção de bonitões que ficavam na praia soprando só pra ela praticar. O sequestrador levou Branca de Neve para uma floresta distante, mandou que ela tirasse a roupa pra acertar seu coração melhor, mas, quando Branca ficou nua e ele viu tanta pureza, preferiu matar um urso que ia passando e vender as fotografias dela pra Playboy. Enquanto o sequestrador voltava e entregava o coração do urso à rainha, que o achou enorme, "do tamanho da bondade dela", explicou o sequestrador, Branca encontrava refúgio fácil, na casa do s famosos "Sete Anão", pequeno conjunto musical de analfabetos que moravam mais ou menos por ali assim. Naturalmente eles verificaram primeiro se ela sabia lavar, cozinhar, costurar, pregar botões e ir para a cana e , obtendo respostas positivas, deram-lhe um lugar condigno no fundo do quintal.
A rainha, enquanto isso, voltava ao espelho: "Como é que é, o chato de galochas, e agora, existe ainda mulher-objeto mais apetecível do que eu?". "É só você olhar o último número da Playboy", respondeu o espelho, "no qual seu marido está vidrado ali na poltrona e vai descobrir que foi passada pra trasíssimo".
Bem, a rainha ainda tentou liquidar a Branca com uma maçã envenenada, um pente também envenenado - como é que se envenena um pente? Até amndou um primo bonitão ver se conquistava a moça, mas nada adiantou. O tempo foi passando, ela foi envelhecendo e acabou desistindo no dia em que o rei disse que, ou ela parava com aquela mania de perseguição - ela a perseguidora - ou ele promovia eleições diretas no reino. Enquanto isso, como o tempo também passava do outro lado, Branca de Neve já tinha se transformado num bagulho de tanto lavar, cozinhar, passar e dar pros Anão exploradores e machistas.
Mas, pouco antes de morrer, a rainha ainda olhou melancolicamente o espelho cheio de poeira e perguntou: "ô meu velho, e agora, como é que é?" E o espelho respondeu: "Ohla aiqu rAinha, Vcoê argoa stA um baGaço De dOEr, pRoém STá muito melhOr do Qeu a Bcrana ed eNve"; e ela teve muita dificuldade de entender porque há tempos, de raiva, tinha partido o espelho e ele agora estava todo remendado.
por JULIANA NUNES
1 comments

Sunday, September 03, 2006

ENTÃO TUDO BEM?


Atendendo a pedidos, está aqui a explicação sobre o nome do blog...
Correspondências Secretas???
Caramba!! Como assim secretas?? haha....alguém já viu alguma coisa "secreta" na internet?
Bom, na verdade não tem uma explicação.
Estávamos, a Fer e eu no carro esses dias, dando uma volta sem rumo quando surgiu a idéia de fazer um blog e a Fer sugeriu esse nome. Soou legal no momento, e acatamos a idéia. Mais por falta de opção mesmo, pois queríamos começar a escrever logo. Foi do nada...eu juro! Mas ficou legal.
Porém, se não agradar, aceitamos sugestões.
Então tudo bem?
beijinhos a todos
por JULIANA NUNES
0 comments

COISAS DA VIDA (OU DA MORTE?)





Estávamos eu e a Ju andando pelo Calçadão procurando por pessoas que exercem profissões antigas, mas das quais ainda dependemos até hoje. Encontramos com o seu Messias, que é lambe-lambe (aliás, por que será que tem esse nome?) ali perto da Catedral. Ele não quis conversar muito, disse que já estava cansado de dar entrevistas, que nada ganha com isso, e que não tinha nada de interessante pra contar. Acabou soltando que estava com 60 anos e que já estava era com vontade de morrer. Isso me comoveu muito. Meus pais vão fazer sessenta anos. E estão lá, cheios de vida, de vontade de viver. Mas o seu Messias não. Pra ele a vida já deu tudo o que tinha que dar. Descendo mais um pouquinho, resolvi sugerir que entrevistássemos o seu Menezes, alfaiate. O seu Menezes veio da Bahia quando Londrina não era nada a não ser barro, e fez história por aqui. Tem até um diploma de academia de alta costura sem provas, ou seja, apenas com as medidas ele fazia a roupa cair perfeitamente no cliente, sem que ele precisasse ficar provando. Entramos lá no seu Menezes. Uma simpática senhora desligava o telefone quando a gente entrou.
- Pois não?
Falei todo aquele texto, explicando o nosso trabalho, qual era o objetivo e por que gostaríamos tanto de conversar com o seu Menezes.
- Ele está??
- Ele morreu.

(O que você faz nessas horas? O que você fala? Você diz que sente muito? Pergunta o motivo da morte? Diz "meus pêsames"? )

Silêncios embaraçados depois, descobrimos que ele faleceu mês passado, o seu Menezes. Aos 76 anos. Viveu dessesseis anos a mais do que o seu Messias das fotos. E, pelo jeito, não queria morrer não. Era muito feliz alinhavando seus ternos de caimento perfeito, atendendo seus clientes e vivendo aqui, na cidade que ele escolheu a dedo no mapa.

Tem gente para as quais a vida passa tão rápido que mal dá tempo de fazer as coisas. Para outros, ela se arrasta na rotina do dia a dia, fazendo tudo parecer difícil e sem motivo. Das duas uma: ou a gente senta e espera a morte, ou levanta e vai viver.

por FERNANDA MENDONÇA
0 comments

Saturday, September 02, 2006

TEMPO PRA QUÊ?


Acho que vou dedicar minha vida a procurar o infeliz que inventou o relógio. Não o objeto em si, mas o relógio como representação do tempo. Tempo este que carrega consigo a culpa de vivermos hoje nesta vidinha medíocre, hipócrita e capitalista.

A angústia tranca meu peito toda vez que me lembro do passado, neste presente com um futuro incerto. Existem relatos de que Santos Dumont teria morrido de desgosto ao ver no que transformaram sua invenção. Algo que traria alegria e liberdade às pessoas, e que naquele instante era usado em guerras, para matar. “O que eu fiz?”, pensou Dumont durante seus últimos suspiros.

Acredito que terei dificuldade em minha busca. Duvido que o inventor do relógio também não tenha morrido do mesmo mal. E seu substituto – aquele, o do tempo – com certeza fará de tudo para me enganar contando falsas histórias sobre suas possíveis curas e milagres.
Não pertenço a você, tempo cruel!

Minha vida faz parte do tempo em que tudo era mais divertido, tudo era mais fácil, tudo era mais novo, mesmo sendo antiquado, tudo era mais seguro, tudo era mais bonito, tudo era mais, no passado.

Sou do tempo em que os relógios eram utilizados para suas determinadas funções: informar as horas, datas , estações do ano. Hoje, além de mera mercadoria, não passam de intermediários entre nós e aqueles acima de nós.

Dependemos do tempo pra tudo, mas nem sempre ele nos ajuda como deveria. Somos escravos, não recebemos nada em troca pelos tantos anos de dedicação. Ele nos faz perder momentos, histórias, memórias, lembranças, esperanças.

Que se trata do progresso? Sim, não se nega. Porém, nada justifica aceitarmos viver à mercê de tamanha desonraria.

Quero voltar a ter medo do escuro, dos sapos, dos filmes de terror. Quero brincar na rua, de correr, esconder e no escorregador. Quero machucar os joelhos, curar ao vento e não morrer por causa da dor. Quero esquecer que conheço o celular, a cafeteira e o computador.
Vale mais a pena parecer do que ser?
Quero te encontrar, infeliz criador desse tempo! Quero te ver escravo de seus delírios, quero te ver embaraçado em suas armações e indignado com sua calorosa hipocrisia. Pois assim, quando tudo estiver acabado, quem sabe possamos nos encontrar naquele algo mais do passado.

por JULIANA NUNES


1 comments

Friday, September 01, 2006

EU SEI SER MAIS OU MENOS



Dizem que o signo da pessoa diz muito sobre quem ela é sobre a sua personalidade. Sempre me perguntei se todas as pessoas de libra eram parecidas comigo. Sempre que lia o horóscopo ficava pensando se aquela previsão era só pra mim ou se todas as pessoas dos mesmos signos teriam o mesmo destino naquele dia. E aquelas que eram crianças? Teriam também uma discussão à noite com o parceiro? E aquelas que não tinham parceiros?

O fato é que hoje, conversando com uma amiga minha que também é de libra (ou balança, que acho muito feio), descobrimos que somos parecidas em muitos aspectos, e mais ainda em um deles: o de ser mais ou menos. Se todo mundo de libra é igual então sabe do que eu estou falando. Sabemos ser mais ou menos, pender para um lado e para o outro em segundos. Sabemos amar e odiar alguém ao mesmo tempo, sabemos resolver uma coisa e desresolver logo depois sem peso na consciência. Não, não sabemos decidir nada, e nem gostamos que nos forcem a tomar uma decisão. Mesmo porque poderemos mudá-la logo depois e fingir que não era com a gente. Librianos ficam completamente perdidos diante de várias opções: preferimos que haja somente duas ou que escolham por nós. Pensamos mil vezes antes de resolver alguma coisa, e, especificamente no meu caso, antes de falar alguma coisa. Tudo é milimetricamente pensado antes e deve acontecer da maneira como imaginamos. Do contrário, fustração. Mas não temos o mínimo problema com mudar de idéia, abandonar um projeto na metade, virar do avesso, esquecer que resolvemos uma coisa ontem que era pra sempre. Nada é constante. Mas tudo deve ser equilibrado. Assim, como uma balança. Será que esse negócio de signo funciona mesmo?


por FERNANDA MENDONÇA
0 comments

FAZ DE CONTA QUE A CASA É SUA

Bem vindos queridos amigos, conhecidos e curiosos!!!

Vocês estão prestes a conhecer uma das melhores produções de blog de todos os tempos!!!!(hihihi... sempre tive vontade de dizer isso). Composto por brilhantes histórias sobre nossas vidas, sobre a vida dos outros e também histórias existentes apenas em nossas cabeças. Além de fotos de trabalho, de festas, de famílias, de receitas deliciosas, comentários sobre os mais variados assuntos, músicas, filmes etc., ainda esperamos contar com o apoio de pessoas que estejam interessadas em ajudar (ajudar, que eu digo, é no sentido de: nada de encheção de saco e blá blá blá, se não gosta do que vai ver aqui, então procura coisa melhor) =)

Estaremos compatilhando com vocês momentos de falta do que fazer, além da chamada "venda de nosso peixe".

Somos futuras jornalistas e com bastante vontade de aposentar em grande estilo. Olhar para trás e pensar "que bela carreira fizemos...". Não que já estamos pensando em nos aposentar! Longe de mim pensar algo do tipo...

Ora, caros colegas, é a lei da vida! Vão dizer que o principal motivo de lutarmos por uma carreira brilhante não é pelo fato de sabermos a satisfação que ela nos trará?

Tudo bem vai... ainda não é hora para apelação. Aliás, hummm...este é um assunto que me intriga e instiga bastante para escrever! Ver a reação das pessoas diante do inesperado....ui!(idéias estão surgindo em minha cabeça, coisas que fogem do meu controle, melhor deixar pa lá antes que fale besteira)

Bom, peralá.....hahahah (desculpa Fer, não aguentei)
A Fer fala peralá, quando quer dar uma pausa no que está falando. Disse que o pai dela fala isso! Minha avó também fala isso! hahahaha...aiai!

Agora sim. Sem mais demoras, uma vez que não sei mais o que dizer para um primeiro post, é isso!!

Espero que gostem. Críticas (construtivas) e sugestões (plausíveis) serão muuuuuuuuito bem aceitas.

Até mais


por JULIANA NUNES

0 comments

MUITO PRAZER














O QUE?Um blog
QUEM? Fernanda Mendonça e Juliana Nunes, 24 e 21 anos, estudantes de jornalismo
ONDE? Londrina -PR
POR QUE? Para colocar idéias, fatos, críticas, comentários, fotos, dicas, e enfim....o que mais der na cabeça.



SEJA BEM VINDO E FIQUE À VONTADE!!!
1 comments